CLAUDIO NASAJON

administração_Olá!

É muito difícil conseguir formar um time de colaboradores se os colegas se veem como concorrentes. Colaboradores, como o próprio nome diz, precisam colaborar, compartilhar experiências, ajudar uns aos outros para uma boa administração. O problema é que o espírito de competição – e não, o de colaboração – é o padrão da maioria dos profissionais de alto desempenho.

Considere o sucesso como do grupo

Uma forma de resolver esse problema é atrelar o sucesso de cada empregado ao resultado do grupo e não apenas, às conquistas individuais. Uma proporção que eu acho sadia para isso, é algo como 50-30-20, onde o bônus ou apenas o reconhecimento formal conhecido como tapa nas costas baseia-se 50% nos próprios resultados, 30% nos resultados do seu grupo direto e 20%, nos resultados da empresa como um todo.

Eu construí um modelo de planilha que pode ser útil se você quiser fazer o planejamento estratégico. Ela considera “pesos” nessas três dimensões para calcular o desempenho dos funcionários.

2 Responses

  1. Bom dia
    Não achei a planilha que você criou para planejamento estratégico, referente ao assunto 50-30-20. Gostaria que se possível me enviar.

    Grato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *