CLAUDIO NASAJON

education-connection-concept_23-2147508028Se você quer criar uma cultura de inovação no seu negócio, precisa deixar que os seus funcionários gastem mais tempo testando novas ideias sabendo que algumas vezes vão errar. A boa notícia é que existe uma forma para disciplinar o processo.

De fato, somente fazendo testes é possível identificar se uma ideia é rentável ou não, mas é preciso também ter em mente que a maioria dos testes falha. Faz parte do processo. Chama-se “tentativa e erro”, não “tentativa e acerto”. Em outras palavras, para poder acertar, você precisa estar disposto a errar.

Por outro lado, quando você erra muito, acaba gerando dúvidas sobre a sua capacidade, o que é ruim.

A solução para isso é manter um REGISTRO das suas tentativas. Faça um diário das suas inovações e principalmente, marque quais deram certo e quais deram errado. Qualquer coisa melhor do que dez para um é um sucesso total.

Dessa forma você ganha duas coisas: primeiro evita testar algo que já foi testado antes e não funcionou. Segundo, consegue monitorar o seu índice de sucessos para lembrar a você, e aos demais, sobre as conquistas do passado que provam a sua capacidade para construir o futuro.

Se quiser conhecer mais sobre empreendedorismo e gestão empresarial, convido você a visitar o meu site.

3 Responses

  1. Pingback: Gestão da inovação corporativa usando concursos internos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *