por Jack Haber e Lior Sternberg (Priority Partners)
A crise é uma realidade e muitas empresas estão procurando maneiras de cortar ou reduzir os seus custos. No post de hoje, vamos discutir 10 dicas para alcançar este objetivo. Convém ressaltar que a redução de custos é um hábito saudável em qualquer época, seja de crise ou não, e cabe ao gestor financeiro analisar os custos (fixos e variáveis) de sua empresa e montar um planejamento para sua redução. Segue aqui nossa lista:
- Demissão – A maneira mais comum de corte de gastos nas empresas é demitindo funcionários. Embora demitir funcionários reduza o custo da folha, em alguns casos os custos de rescisão são muito altos. Além disso, existem os custos de novas contratações e treinamento após um suposto “fim” da crise e o retorno às condições “normais”. Não enxergamos a demissão como a melhor maneira de reduzir custos. Porém, se for uma ação inevitável, ela deverá acontecer levando em conta critérios profissionais como produtividade, valor agregado, atitude, pró-atividade, comportamento, entre outros atributos dos funcionários.
- Corte de Horas Extras – Hora extra numa época de crise não é aceitável! A produção normalmente é mais ociosa e não há motivos para deixar funcionários trabalharem depois da jornada normal de trabalho. Uma boa comunicação com as equipes e um rígido controle são fundamentais para atingir este objetivo.
- Eliminação de Trabalho Terceirizado – Às vezes, ao invés de demitir um funcionário, pode ser mais viável (em termos de custos) terminar um contrato com um prestador de serviços e internalizar a tarefa. As empresas precisam sempre estar atentas a isso.
- Revisão Periódica de Custos – Os custos fixos da empresa precisam ser revisados SEMPRE. A redução de custos é um ato constante e a busca pela alternativa mais barata é um hábito a ser adquirido! Revise seus contratos de Internet e Telefonia, de prestadores de serviço em geral, revise a política de impressão de documentos, o uso de material de escritório, entre outros.
- Redução de Custos é um Trabalho de Equipe – Comunique para seus funcionários a necessidade de reduzir os custos para evitar demissões futuras, entre outros problemas. Solicite comprometimento de todos para que os objetivos sejam alcançados.
- Motive sua Equipe – Divulgue os casos de redução de custos que obtiveram sucesso! Bonifique as ideias que alcançarem os melhores resultados, crie compromisso e engajamento às ações. Ninguém entende mais de processos e custos do que os próprios funcionários.
- Renegocie Dívidas e Tarifas Bancárias – Em épocas de crise, toda saída de caixa dificulta muito a operação. Portanto é importante negociar com os bancos as dívidas existentes, tentando baixar os juros e aumentando os prazos de pagamentos, diluindo assim o valor da parcela mensal. As tarifas pagas para os bancos também são bastante elevadas, portanto, tente negociar descontos e caso não seja possível, considere a possibilidade de trocar de banco. Outro ponto importante seria renegociar as taxas de administração da operadora de cartão de crédito. Sempre há espaço para negociação.
- Negocie um Prazo Maior de Pagamento aos seus Fornecedores – Tempo é dinheiro e o dinheiro possui valor no tempo. Quanto mais você conseguir adiar seus pagamentos, melhor ficará o seu fluxo de caixa.
- Evite Comprar Produtos com Baixo Giro – Compre somente aqueles produtos que vendem rápido, assim você poderá transformar rapidamente o seu estoque em dinheiro sem comprometer o seu fluxo de caixa. Controle seu estoque, faça uma análise ABC dos seus produtos! Veja nossa dica sobre a Curva ABC clicando aqui.
- Organize-se – A falta de organização e o descontrole causam perdas. Crie um controle efetivo do seu fluxo de caixa, tanto orçado quanto realizado. Planeje com antecedência as necessidades de caixa que sua empresa enfrentará durante o mês e antecipe a negociação com fornecedores.
A Priority Partners é especialista em mecanismos de controle de custos e planejamento financeiro. Conte com a gente!
Boa semana e fica a dica!
Equipe Priority Partners.
Excelente artigo
Excelente artigo! Observo que essas dicas são extremamente úteis independente de crise.
Controlar uma empresa em crescimento em tempos de crise é semelhante a dirigir um carro na fórmula 1: você está em alta velocidade; em uma pista difícil e condições climáticas adversas. Se não dirigir com confiança vai acabar batendo no muro e vai ser perda total.
Obrigado, Pedro. Elogios como esse nos motivam ainda mais para seguir postando dicas para o mundo empresarial.
Conte sempre com a Priority Partners! Fica a dica!
Abraços!
Jack Haber.
Muito bom.
Helenice,
Obrigado 🙂
abs,
Claudio