CLAUDIO NASAJON

Design de negócios - livro para ensinar a planejar bons negócios
Design de negócios da Ed. Elsevier, na Amazon.

É melhor um produto aceitável do que nenhum produto perfeito. Talvez você não aprenda isso nos cursos da faculdade, no SENAI ou no SEBRAE, mas muita gente – muita gente mesmo – deixa de publicar coisas porque considera que não estão suficientemente perfeitas. Erro grave. Poucos produtos são perfeitos à época do seu lançamento e, mesmo assim, muita gente se beneficia deles da forma como estão. Bons negócios podem ser construídos com o design apropriado.

A fórmula MQN para bons negócios

Algo que costumo ensinar com frequência aos meus alunos empreendedores é a regra MQN que significa “Melhor Que Nada”. Em suma: bons negócios não são negócios perfeitos e sim negócios que existem. Você não deve publicar porcarias, mas deve sim distribuir e comunicar ao seu mercado um produto minimamente aceitável, quando a alternativa seria “nenhum produto”. Bons negócios lucrativos são aqueles que existem na prática, não no papel.

Frequentemente recebo e-mails que começam com “quero abrir um negócio“, mas não sabem por onde começar. Muitos referem-se a artigos em revistas como você s/a ou pegn (pequenas empresas, grandes negócios) e se empolgam, mas não saem do lugar. As ideias  de negócios variam de cursos de design, plataforma para web designer a sebo online, só para citar algumas. Todas podem virar bons negócios mas, para isso, precisam começar. O segredo é FAZER, mesmo que imperfeito. Dê o primeiro passo e “sinta o seu mercado”. Converse com clientes potenciais, ouça os comentários e registre as sugestões.

Sistemas de gestão empresarial ajudam no desenvolvimento do negócio

Um bom sistema de informação ou de gestão empresarial é capaz de registrar a reação dos seus clientes ao lançamento, permitindo que você vá aperfeiçoando-o de acordo com a demanda do mercado. Um negócio de sucesso não se faz da noite para o dia, é preciso aperfeiçoá-lo de acordo com a demanda. Essa técnica é conhecida como “design de negócios” e existem vários cursos gratuitos (inclusive cursos online) onde você pode aprendê-la. Um bom livro que descreve os conceitos é “Design de negócios” do Roger Martin. Clique na imagem para ver os detalhes do livro no site da Amazon©.

Na maioria dos casos, com exceção de corações artificiais e aviões, “ACEITÁVEL” é mais do que suficiente para resolver o problema. Então vou traduzir: quando tiver receio de publicar o seu próximo livro, software, desenho ou seja lá o que for que você produz, apenas veja se ele é minimamente aceitável e, se for, publique! Certamente não vai agradar a todos, mas vai agradar alguns – isso é melhor do que nada – e, como disse, “bons negócios” são aqueles que existem e geram renda. Negócios perfeitos que não saem do papel não são bons negócios, e sim, projetos.

Veja mais dicas sobre gestão empresarial e desenvolvimento de carreira no meu livro “101 dicas de gestão empresarial”. Para receber gratuitamente um exemplar da versão eletrônica, basta preencher os dados do formulário na lateral da página. O lançamento está previsto para Julho.

Até a próxima,
Claudio Nasajon

One Response

  1. Nossa, este livro é muito bom! Já li ele uma vez por inteiro e sempre reviso algumas partes. Estou para fazer um review dele em meu site, acho que vale a pena disseminar a informação deste livro para outros profissionais da área.
    Parabéns pelo site e pelo seu conteúdo. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *