Olá!
Se você quer persuadir uma audiência, precisa mostrar a ela que você é digno de confiança. Em situações ambíguas ou controversas, muitas pessoas acham melhor esconder pequenas incertezas e demonstrar uma confiança que às vezes não têm. Isso é um erro!
Evidências sugerem que admitir pequenas dúvidas imediatamente antes de apresentar um argumento pode ajudar a estabelecer a confiança. A chave é o sequenciamento. Sempre comece apresentando a sua incerteza e, em seguida, use a palavra “mas” antes de emitir a sua opinião.
A chave é o sequenciamento
Um vendedor pode dizer, por exemplo, que “um sistema nunca é à prova de falhas, mas já implantamos em mais de quinhentos clientes e até agora não foi reportado nenhum problema sério”. Isso gera mais confiança do que dizer que “o sistema é à prova de falhas”.
Mas cuidado: a ordem faz diferença. Apresente sempre a incerteza primeiro, seguida de “mas” e finalize com a sua oferta ou opinião, nunca o contrário.
Isso constrói confiança e transparência, fortalecendo uma boa gestão de pessoas e um relacionamento de longo prazo.
Até a próxima!
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