Olá!
Ampliar o escopo de um projeto depois que ele foi iniciado é algo que deve ser evitado a todo custo. Planeje uma a administração com cuidados.
A sua tarefa é pintar a parede do quarto, mas quando termina, o contratante pergunta: “já que sobrou tinta, você poderia dar uma pincelada no banheiro”? Ou você foi contratado para fazer a arte da nova embalagem e o contratante pede também um banner para as redes sociais.
O fato é que uma pequena demora numa fase do projeto impacta o desempenho das seguintes, gerando estouro dos prazos e do orçamento. Então, para evitar esse problema, sempre defina o escopo ANTES de iniciar o projeto.
Para uma boa administração
Escreva uma lista das coisas que estão incluídas na tarefa contratada e outra, das coisas que têm risco de serem subentendidas ou esperadas pelo contratante, mas NÃO estão incluídas e não serão entregues. Ao criar uma lista com itens “no escopo” e “fora do escopo”, você ajuda a garantir que as tarefas sejam realizadas com os recursos previstos no prazo planejado.
Até a próxima!